segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A evolução dos tecidos parte 7: tecidos sintéticos no esporte - 2


Hoje em dia, os macacões dos pilotos de formula 1 apresentam uma estrutura de vários níveis de uma forma especial de tecido plástico, Aramid [Nomex®/ Kevlar®], que é testado com uma chama de Propano extremamente quente. Os macacões devem ser os mais leves possíveis e - devido às exigências ao físico do piloto para pilotar um carro de Fórmula Um - os macacões também têm que "respirar", permitindo que litros de suor produzidos pelo piloto durante a corrida, escapem. Os logotipos corporativos e dos patrocinadores são feitos do mesmo material, assim como a linha de costura utilizada para costurar os macacões.

Os macacões também possuem duas grandes tiras nos ombros. Elas servem para um propósito de segurança vital, já que o regulamento requer que os carros sejam projetados para que o piloto possa ser removido do carro preso ao assento (para minimizar riscos de complicações causadas por ferimentos). Por isso o assento é preso por apenas dois pinos, feitos para serem soltos com uma ferramenta padrão levada por todas as equipes de resgate. As tiras de ombro são fortes o suficiente para permitir que o piloto e o assento sejam retirados do carro juntos, e devem ser, portanto, capazes de agüentar o peso combinado

Nenhum comentário:

Postar um comentário